terça-feira, 24 de julho de 2007

Duas gerações do esporte

Marta, a melhor jogadora do mundo, fazendo jogadas lindas, e, na torcida, a assistia a ex-jogadora da seleção feminina de futebol Maria Vegas Chagas, acompanhada pela família e com o seu quadro de campeã da primeira competição feminina de futebol em 1982.
Ela viajou por toda a Europa, pelos Estados Unidos, jogou no Bonsucesso, Portuguesa e São Cristóvão.
“Naquela época faltava patrocínio, os homens não aceitavam as mulheres jogando bola, não tinha divulgação, era muito preconceito. A seleção feminina de futebol era o Esporte Clube Radar e treinava na praia. O presidente do clube, Eurico Lira, resolveu completar esse time e chamou algumas meninas do sul do país. E o time fez uma preliminar com os Estados Unidos, viramos o jogo e vencemos por 2 x 1. Encontramos novamente as americanas e ganhamos o título de 1982”.
Eu perguntei se tinha muita diferença da época dela para o presente. “Nós jogávamos com amor, não pelo dinheiro. Você tinha que gostar do que estava fazendo”
Quem eram as campeãs de 1982?
“São elas: Meg, Pelezinha, Fernanda, Claudia, Maradona, Maria Helena, Elza, Fia, Celinha, Rata, Salaleto, e o presidente do Clube Radar, Sr. Eurico Lira.” E completou: “gostaria de estar lá no campo pisando naquele lindo gramado”.
(Por Flávio Heringer Queiroz. Foto por Alex Freitas.)

Um comentário:

Anônimo disse...

ola! meu nome é henrique, e eu fui ao maracanã no dia 20, e um reporter tirou uma foto de uma cartaz que eu tava com ele... e disse que colocaria no site +- segunda feira... e eu gostaria de sabber se vai mesmo ser colocada...
obrigado

email : henriquecheib@hotmail.com