A minha equipe do projeto Guia Cívico tenta abordar os dois seguintes temas:
Esporte Irônico, que é a questão dos moradores correrem do caveirão, que pode ser comparado ao atletismo. O espancamento de moradores pode ser comparado ao boxe. Outra comparação seria os moradores sendo atingidos por balas em confrontos com o arco e flecha.
O outro tema seria o Esporte Real, o que podemos realmente chamar de esporte. Se olharmos ao nosso redor, tudo poderia ser chamado de esporte ou atividade física.
Nosso objetivo é alertar você, leitor, que acha que esporte é apenas aquilo que tem regras e normas, aquilo que tem sempre uma pessoa para observar o ato. Mas esporte é aquilo que nós vivemos, pois o esporte é uma opção de vida, é saúde, educação e uma profissão.
Se o governo colocasse mais profissionais nas áreas de Saúde e Educação, poderia não acabar a marginalidade, mas com certeza diminuiria. O que você acha que pensa uma pessoa que não teve educação, que teve uma vida lamentável, que nem a mãe e nem o pai tinham emprego, e muitas vezes tinham que catar lata, muitas vezes tinham que pedir esmola, muitas vezes não tinham o que comer? A única coisa no que essa pessoa poderia pensar é roubar, matar, cometer homicídio, por não ter nenhuma oportunidade de mostrar o que é capaz de fazer.
É um lamento saber que algumas pessoas da classe média nos julguem sem nos conhecer, pois não sabem da capacidade de cada um que mora numa favela.
O Pan-americano trará com certeza grandes benefícios para a cidade do Rio de Janeiro, mas com certeza o melhor benefício que ele traria para a cidade é que se passasse a olhar mais para todas as comunidades, para se ver que aqui tem gente trabalhadora, que merece respeito.
(Por Ruan Pablo)
Clique aqui para ver o vídeo Panirônico
Nenhum comentário:
Postar um comentário