quinta-feira, 19 de julho de 2007

Idosos no esporte

Em relação aos esportes praticados pelos idosos na Maré, podemos perceber que a maioria, no caso, os homens, pratica futebol. É o caso de Luis Carlos, morador do Timbau desde que nasceu, que joga futebol até hoje, com 50 anos de idade. Ele dá aula de futebol na Vila Olímpica da Maré e no projeto Segundo Tempo. Ele ainda relata que não é formado em Educação Física. Diz também que o esporte traz mais saúde e bem- estar aos idosos e a todos que o praticam, e que o Pan-americano vai trazer melhorias para o Rio de Janeiro.
Essa não é a opinião de Ricardo Pereira, 41 anos, também morador do Timbau, que é totalmente contra esse evento. Ele diz que o dinheiro poderia ser investido em algo melhor, como segurança, saúde e educação. Diz também que esse dinheiro apareceu muito fácil para o evento. Não pratica esporte, mas acha a atividade importante na vida das pessoas.
As mulheres são nadadoras natas. A maioria das entrevistadas praticam ou já praticaram um esporte aquático. Severina Silva, de 65 anos, moradora de Bento Ribeiro Dantas (que ela diz que adora), pratica hidroginástica na Vila Olímpica da Maré. Diz que é importante o esporte tanto na vida de um idoso quanto na vida de um jovem. Ela também diz que não foi alfabetizada e que, se rolasse um projeto do governo, estudaria mesmo estando mais velha.
Esse não é o caso de dona Dulce, de 78 anos, moradora do Timbau, que diz não ter interesse em praticar esporte, até porque não tem tempo. Quando perguntada sobre que esporte faria se pudesse, ela respondeu: “Eu sou muito velha, e nem se fosse dado eu faria”.Com isso, podemos chegar a uma conclusão óbvia: nem sempre todos os idosos fazem esporte, até mesmo por falta de tempo, mas apóiam e não são contra a prática de esporte na terceira idade. Os que praticam apóiam e dão força para o esporte, visando o seu bem-estar e a sua saúde. Quando perguntados se o esporte os ajudou a chegar a sua idade atual, eles responderam a mesma coisa: "Claro que sim". Todos os entrevistados deixaram a mesma lição de vida: "NUNCA SE É VELHO PARA NADA NEM PARA O ESPORTE".
(Por Cleberson Soares)

Nenhum comentário: