quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Capoeira: raízes ancestrais

Capoeira, jogo atlético, com sistema de ataque e defesa, a mistura de todas as artes marcias do mundo, no ritmo do berimbau e de outros instrumentos musicais, inspirada nos animais, na malandragem e espiritualidade dos ancestrais. Conjunto de tradições,crenças, expressos em lendas, canções e costumes trazidos da África. Nascida na Bahia e espalhada pelo mundo. Os estrangeiros vêm para o Brasil aprender a tocar os instrumentos, a jogar capoeira, a cultura popular. Hoje a maioria dos países pratica essa modalidade esportiva.

Capoeira, não apenas um esporte, a maneira de preparar e capacitar as pessoas de qualquer idade para uma vida longa e saudável. No meu ponto de vista, faltou a capoeira nas competições do Pan Rio 2007. O governo brasileiro poderia incentivar melhor a cultura e o esporte da capoeira, incluir nas competições internacionais.

Axé Capoeira, axé Brasil.
(por Flávio Heringer Queiroz)

Um comentário:

Anônimo disse...

Oxalá aos capoeiristas e a cultura brasileira. Muito legal e importante o trabalho desenvolvido por vocês, a comunicação crítica. Relatar os problemas sociais e exaltar nossa cultura é fundamental para mostrarmos as feridas deste país e que a cura virá dos feridos, do povo, na cultura, na luta e na resitência.
Abraços
Régis Silva - Juiz de Fora - MG.